Dia Aberto da Viticultura e da Enologia

700_diaaberto_viticultura

Dia Aberto da Viticultura e da Enologia

Foi com enorme satisfação que os professores de Viticultura e Enologia promoveram o Dia da Viticultura na EPDRR, no dia 25 de maio.

Contaram com a colaboração de dois prestigiados técnicos da região, Engº Paulo Costa, técnico da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e Engº Álvaro Martinho, técnico da Real Companhia Velha.

De forma muito profissional e num agradável ambiente, fizeram a apresentação dos temas: “ Preservação da Biodiversidade das Castas na RDD” e “ Viticultura de Montanha”.

Todos os participantes ficaram mais sensíveis para a importância da preservação das castas e puderam compreender melhor a importância da coleção em fase de instalação na EPDRR, contando já com cerca de 90 castas brancas e tintas.

Também o Eng.º Álvaro Martinho procurou despertar maior sensibilidade e respeito pela flora e paisagem, contribuindo para que todos possam compreender melhor esta magnifica região, valorizando a obra que as sucessivas gerações construíram.
Durante o período da tarde, procurou dar-se uma componente prática, com uma demonstração de sobreenxertia, técnica cada vez mais usada como forma de substituir uma videira cuja casta se pretende alterar.

É uma técnica eficaz, económica, evita o arranque da videira ou da vinha e consequentes encargos.

O método utilizado foi o de borbulha. “T- Budding”- consiste em destacar um gomo com um pedaço de madeira de uma vara atempada, colhida na época de poda, em repouso vegetativo e conservada em câmara frigorífica até que a videira se encontre em pleno desenvolvimento vegetativo.

Também a empresa Jopauto, colaborou neste evento, realizando a demonstração de um modelo de intercepas numa parcela de vinha reconvertida em 2015, na qual a escola está a praticar a Viticultura no Modo de Produção Biológica (MPB).

Encerrou-se este evento com a inauguração do local de preparação das caldas e lavagem do material de aplicação, bem como o Sistema de Tratamento de Efluentes Fitossanitários por desidratação natural “ Heliosec “.

Os resistentes ainda tiveram oportunidade de desfrutar de uma prova do Vinho do Porto da escola.
Afonso Meireles
Professor de viticultura

Fonte: Epregua